Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Abu al-Baghdadi foi identificado através do ADN das suas cuecas

As forças curdas que colaboraram na operação revelaram alguns detalhes.

Abu al-Baghdadi foi identificado através do ADN das suas cuecas
Notícias ao Minuto

13:45 - 29/10/19 por Fábio Nunes

Mundo Estado Islâmico

As cuecas do líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi serviram para testar o seu ADN e confirmar a sua identidade antes da missão das forças especiais norte-americanas. A revelação foi feita esta segunda-feira por um conselheiro das Forças Democráticas Sírias que colaboraram com os Estados Unidos nesta operação.

Polat Can, o conselheiro destas forças curdas, partilhou alguns pormenores em torno da operação que culminou na morte de al-Baghdadi. Através do Twitter, destacou a forma como as informações obtidas pelas Forças Democráticas Sírias ajudaram a localizar o líder do Daesh.

Uma fonte nossa, que conseguiu chegar até al-Baghdadi, trouxe as cuecas de al-Baghdadi para conduzirmos um teste de ADN e certificarmo-nos (a 100%) que a pessoa em questão era mesmo al-Baghdadi”, contou Can.

O conselheiro das forças curdas disse ainda que estas trabalharam com a CIA desde o dia 15 de maio para localizarem o terrorista e que conseguiram confirmar que al-Baghdadi se tinha mudado de Deir al-Zor para Idlib.

“Toda a informação e acesso a al-Baghdadi, assim como a identificação da sua localização, resultaram do nosso trabalho. A nossa fonte enviou coordenadas, dirigiu a largada de paraquedistas, participou e fez da operação um sucesso até ao último minuto”, acrescentou Polat Can.

Donald Trump anunciou no domingo a morte de al-Baghdadi numa conferência de imprensa na Casa Branca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório