Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Ucrânia anuncia saída de tropas na frente de combate contra separatistas

As Forças Armadas da Ucrânia anunciaram hoje o início da retirada das suas forças, bem como a saída dos militares separatistas pró-russos, num setor-chave da linha da frente da região leste ucraniana.

Ucrânia anuncia saída de tropas na frente de combate contra separatistas
Notícias ao Minuto

12:39 - 29/10/19 por Lusa

Mundo Ucrânia

A retirada das forças militares acontece na região onde há mais de cinco anos a Ucrânia vive um conflito militar com separatistas pró-russos apoiados por Moscovo, que já fez mais de 13 mil mortos.

A retirada das tropas ucranianas tinha sido colocada como condição essencial pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, para aceitar a realização de uma cimeira, em Paris, com a participação dos seus homólogos da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, e da França, Emmanuel Macron, que se propôs mediar o conflito e procurar uma solução de paz.

Esperada há várias semanas, mas repetidamente adiada por causa de ataques militares que entretanto se verificaram, a operação prevê que os exércitos beligerantes recuem simultaneamente das suas posições, ao abrigo de um acordo assinado em 2016, mas que nunca havia sido aplicado.

A decisão está a provocar fortes protestos em Kiev, principalmente por parte dos que participaram na guerra contra os separatistas.

Uma organização nacionalista ucraniana chegou a enviar os seus militantes para a região, para tentar impedir a anunciada retirada de tropas de Kiev daquela zona.

Apesar da queda significativa da intensidade da violência na região leste da Ucrânia, desde os acordos de paz de 2015, o processo de solução política para este conflito está suspenso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório