Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Nova Iorque manda sem-abrigo para outras cidades dos EUA sem avisá-las

A medida faz parte de um programa que visa reduzir o número de sem-abrigo em Nova Iorque. Mas o programa tem sido criticado, até porque muitos sem-abrigo regressaram à cidade.

Nova Iorque manda sem-abrigo para outras cidades dos EUA sem avisá-las
Notícias ao Minuto

13:53 - 27/10/19 por Fábio Nunes

Mundo EUA

A cidade de Nova Iorque implementou um programa para enfrentar a crise de sem-abrigo que a afeta e desde agosto de 2017 – altura em que o Special One-Time Assistance Program entrou em vigor – já enviou 12.482 sem-abrigo (5.074 famílias) para 32 estados norte-americanos e para Porto Rico, segundo o The New York Post. Na grande maioria dos casos, as cidades para onde são enviados os sem-abrigo não são informadas pelos responsáveis de Nova Iorque.

O programa do mayor Bill de Blasio oferece um ano de renda aos sem-abrigo, que já custou 89 milhões de dólares (80 milhões de euros) aos bolsos dos contribuintes nova-iorquinos. Nova Iorque também cobre as despesas com as viagens através de outro programa financiado pelos impostos, o Project Reconnect.

O Department of Homeless Services defende os elevados custos destes programas, justificando que até resulta numa poupança para os cofres da cidade de Nova Iorque no que diz respeito às despesas com abrigos. Por ano, Nova Iorque gasta 41 mil dólares (37 mil euros) por cada família de sem-abrigo que vai para um dos centros da cidade. Já com as rendas do SOTA, a cidade gasta 17.563 dólares (cerca de 15.800 euros).

Mas as críticas ao programa mantêm-se, até porque centenas de sem-abrigo que foram enviados para outras cidades estão a voltar a Nova Iorque e alguns estão a processar a autarquia, argumentando que foram abandonados sem terem condições para se sustentar.

O SOTA já está a ser alvo de investigações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório