Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente chileno anuncia remodelação de governo após manifestações

Sebastián Piñera pediu a todos os seus ministros que pusessem o lugar à disposição.

Presidente chileno anuncia remodelação de governo após manifestações
Notícias ao Minuto

16:32 - 26/10/19 por Sara Gouveia

Mundo Chile

O presidente chileno, Sebastián Piñera, pediu este sábado a todos os seus ministros que pusessem o lugar à disposição para proceder a uma remodelação de governo. O país tem estado a ser alvo de manifestações há mais de uma semana.

"Pedi a todos os ministros para porem os seus lugares à disposição de forma a reestruturar um novo gabinete, para poder enfrentar estas novas demandas e fazer frente aos novos tempos", disse numa conferência de imprensa, citado pelo La Nación.

Referiu ainda que "depois de conversar com as Forças Armadas", vai "levantar todos os estados de emergência a partir da 00h de domingo para conseguir a normalização que todos os chilenos querem". Sebastián Piñera garantiu ainda ao povo chileno que os preços dos bens essenciais como a água e a eletricidade e das portagens.

A decisão do chefe do executivo chileno ocorre um dia depois de ter sido organizada uma marcha que contou com mais de um milhão de pessoas em Santiago do Chile e que se replicou por várias zonas do país, escreve a agência EFE. Esta foi a maior manifestação de que há registo desde o regresso da democracia ao país em 1990.

[Notícia atualizada às 16h45]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório