Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia estuda participação na infraestrutura de transportes em Moçambique

A Rússia e Moçambique estão a estudar contratos para a melhoria da infraestrutura de transportes no país lusófono, disse hoje o embaixador da Rússia em Moçambique, Alexander Surikov.

Rússia estuda participação na infraestrutura de transportes em Moçambique
Notícias ao Minuto

17:20 - 25/10/19 por Lusa

Mundo Rússia

"Moçambique tem muitos portos e ferrovias que precisam de novos equipamentos. Estou certo de que haverá avanços", referiu o embaixador em Sochi, numa entrevista à agência de notícias russa TASS, à margem da primeira cimeira Rússia-África que decorreu na quarta e quinta-feira naquela cidade.

O evento serviu para que se realizassem conversações sobre a possibilidade de cooperação na melhoria de várias infraestruturas, mas ainda nenhum acordo foi concluído.

Noutro dossiê, a Rússia anunciou estar a estudar a criação de zonas industriais em Moçambique e na Namíbia para desenvolver as exportações para a África.

"Devemos criar instalações industriais no sul de África, nas costas oeste e leste, tendo em mente as vantagens logísticas" de cada país, nomeadamente "Moçambique e Namíbia", referiu o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov.

O governante falava na quinta-feira, em Sochi, à TASS, apontando o caso da cooperação com o Egipto.

Um projeto modelo está a ser desenvolvido pela Rússia em Port Said que prevê a criação de uma zona com um regime tributário que atraia empresas russas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório