Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Califórnia: 40 mil pessoas retiradas das suas casas devido a incêndios

Vários incêndios florestais na Califórnia levam autoridades a ordenar evacuações no norte e sul daquele estado norte-americano.

O incêndio de Kincade - um fogo florestal que deflagrou durante a noite de quarta-feira - levou a que dezenas de milhares de habitantes recebessem ordens para abandonar várias localidades de norte a sul da Califórnia, durante a madrugada desta quinta-feira. Até ao momento não existem informações sobre o número de habitações consumidas pelos fogos e/ou de vítimas.

De acordo com as autoridades locais, os bombeiros não estão a conseguir controlar as chamas, sendo que, nas últimas horas, o cenário tem vindo a piorar exponencialmente, sobretudo devido às elevadas temperaturas e aos ventos fortes. 

No norte, já foram foram retiradas duas mil pessoas de uma  região vinícola e 900 da cidade turística de Geyserville. No sul, há duas frentes ativas ao longo das montanhas a norte de Los Angeles, sendo que 40 mil pessoas já tiveram de fugir das suas casas. 

O incêndio coincidiu com o período em que a maior empresa de serviços públicos da Califórnia - Pacific Gas & Electric (PG&E) - começou a realizar cortes de energia intencionais para evitar, precisamente, incêndios florestais, devido às condições meteorológicas.

Os apagões, que têm como objectivo impedir que um incêndio se propague, já afectaram cerca de 17 localidades e 500 mil habitantes encontram-se, atualmente, sem energia. 

Leia Também: Fogos na Califórnia: 2 mortos e 100 mil pessoas obrigadas a sair de casa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório