Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

ONU preocupada com 450 mil refugiados no Níger em fuga do extremismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) está preocupada com a falta de fundos para responder aos 450.000 deslocados internos e refugiados no Níger, provenientes da Nigéria, Mali e Burkina Faso, devido ao extremismo islâmico e grupos armados.

ONU preocupada com 450 mil refugiados no Níger em fuga do extremismo
Notícias ao Minuto

14:50 - 24/10/19 por Lusa

Mundo Níger

"O Níger abriga um total de 442.449 requerentes de asilo: refugiados, retornados e pessoas deslocadas internamente", disse Kourouma Mamady Fatta, funcionário do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), no final de uma reunião de dois dias sobre o financiamento de atividades humanitárias.

O ACNUR recolheu até à data apenas 50% do orçamento do Plano de Resposta Humanitária do Níger de 2019, estimado em 383 milhões de dólares (344 milhões de euros), indicou Félicité Tchibindat, representante da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Níger.

"A insegurança, agravada pela presença de grupos armados, ao longo das fronteiras com a Nigéria, o Mali e o Burkina Faso não deu descanso às populações deslocadas e acolhidas que vivem nessa região", lamentou Kourouma Mamady Fatta.

A representante da Unicef, por seu lado, sublinhou que "sequestros, roubos e ataques mortíferos contra civis são reportados quase diariamente" e "o número de vítimas civis em 2019 é já o maior desde o início da crise de segurança em 2015, com mais de 250 mortes e mais de 250 sequestros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório