Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Bangladesh condena à morte por queimarem viva denunciante de assédio

A Justiça do Bangladesh condenou hoje 16 pessoas à morte pelo homicídio de uma jovem de 19 anos, queimada viva depois de se queixar de assédio sexual cometido pelo diretor da escola islâmica que frequentava.

Bangladesh condena à morte por queimarem viva denunciante de assédio
Notícias ao Minuto

07:34 - 24/10/19 por Lusa

Mundo Bangladesh

Em abril, a morte de Nusrat Jahan Rafi desencadeou protestos naquele país do sul da Ásia.

Os 16 réus, incluindo a professora da rapariga e três colegas da escola, foram julgados desde junho por um tribunal especial no distrito de Feni (sudeste).

"O veredito prova que nenhum assassínio fica impune no Bangladesh. Temos um Estado de Direito", disse o promotor Hafez Ahmed aos jornalistas, após a leitura da sentença, num tribunal lotado e sob fortes medidas de segurança.

Segundo as autoridades, a jovem foi atraída para o telhado da escola em Sonagazi. Os agressores pediram para que retirasse a queixa de assédio sexual que havia apresentado pouco antes contra o diretor da instituição.

Perante a recusa da jovem, foi regada com gasolina e o corpo incendiado. Nusrat Jahan Rafi sucumbiu aos ferimentos cinco dias depois, em 10 de abril, causando um escândalo no país, de 160 milhões de pessoas.

Todos os réus tinham-se declarado inocentes. Oito deles disseram no tribunal que os investigadores os obrigaram a assinar confissões sobre o envolvimento no crime e relataram terem sido alvo de tortura.

Os defensores dos direitos humanos acompanharam de perto o julgamento, num país em que, denunciam, há um crescente número de casos de violação e assédio sexual. De acordo com o grupo de defesa das mulheres Bangladesh Mahila Parishad, apenas 3% dos casos de violação resultam em condenações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório