Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Vídeo mostra polícias chilenos aparentemente a consumir cocaína

As imagens foram captadas durante os protestos violentos que têm assolado o Chile.

Estão a circular nas redes sociais imagens que estão a gerar polémica no Chile. Um vídeo publicado no Twitter mostra três polícias de choque chilenos a levantarem as viseiras e a snifarem aparentemente um pó.

As imagens não permitem perceber de que substância se trata, mas o gesto está a gerar um aceso debate nas redes sociais, com muitas pessoas a sugerirem que os elementos das forças de segurança estão a consumir cocaína.

O vídeo foi captado durante os protestos violentos que têm decorrido no Chile desde a semana passada. O subsecretário do Interior Rodrigo Ubilla anunciou esta quarta-feira que já morreram 18 pessoas na sequência destes protestos. O governante também adiantou que nas últimas 24 horas foram detidas 979 pessoas.

Do total de 18 mortos, o Instituto Nacional de Direitos Humanos contabilizou cinco casos ocorridos devido à intervenção de agentes do Estado. Além disso, também constataram relatos de tortura e de abuso de agentes das forças do Estado durante os protestos nos últimos cinco dias.

Os protestos têm-se registado por todo o país. As manifestações começaram na passada sexta-feira e tiveram como rastilho o aumento do preço dos bilhetes de metro (uma subida de entre 800 e 830 pesos, o que corresponde a cerca de um euro) em Santiago, a capital do Chile.

A escalada de violência levou o presidente Sebastián Piñera a suspender o aumento do preço dos bilhetes ainda durante o fim de semana, mas nem isso serviu para serenar os ânimos e pôr termo aos protestos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório