Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Guterres anuncia painel de alto nível dedicado aos milhões de deslocados

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou hoje a criação de um painel de alto nível que será focado nos mais de 41 milhões de deslocados internos que, segundo os dados mais recentes, existem atualmente no mundo.

Guterres anuncia painel de alto nível dedicado aos milhões de deslocados
Notícias ao Minuto

19:09 - 23/10/19 por Lusa

Mundo ONU

Segundo Guterres, o número de pessoas que são obrigadas a fugir das respetivas casas por causa de conflitos e violência, mas que ainda permanecem nos respetivos países, tem vindo a crescer nos últimos anos e "eram mais de 41 milhões no fim de 2018".

O secretário-geral da ONU fez este anúncio no dia em que é assinado o 10.º aniversário da adoção da Convenção da União Africana sobre a Proteção e Assistência às Pessoas Deslocadas Internamente em África.

Este é o primeiro e único tratado juridicamente vinculativo de um continente que visa proteger e ajudar os deslocados internos.

Sobre os membros que vão integrar este painel de alto nível, Guterres indicou que os nomes serão anunciados em breve.

Ainda sobre o futuro painel, o secretário-geral da ONU avançou que este grupo irá trabalhar para aumentar a atenção e o apoio global a esta temática, bem como para recomendar "soluções duráveis" para os deslocados internos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório