Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Pelo menos "100 jihadistas" escaparam de prisões após ofensiva turca

Pelo menos uma centena de efetivos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) escaparam desde o início da ofensiva militar turca no nordeste sírio, desencadeada no passado dia 09 de outubro, anunciou hoje um alto responsável norte-americano.

Pelo menos "100 jihadistas" escaparam de prisões após ofensiva turca
Notícias ao Minuto

18:22 - 23/10/19 por Lusa

Mundo James Jeffrey

Segundo James Jeffrey, enviado da administração Trump para a Síria, que falava perante a comissão de Relações Externas da Câmara de Representantes, em Washington, "o número deve ser superior a 100. Não sabemos onde eles estão".

No âmbito da ofensiva lançada pela Turquia, contra os combatentes curdo-sírios, aliados de Washington e dos ocidentais na luta contra o EI, muitos países manifestaram a sua preocupação com o destino dos milhares de 'jihadistas' estrangeiros detidos em campos controlados pelas forças curdas.

"Quase todas as prisões que as Forças Democráticas da Síria [FDS] controlam estão ainda seguras", indicou Jeffrey.

O responsável acrescentou que os EUA mantêm efetivos na Síria que, em conjunto com as FDS, estão a ajudar "da melhor maneira possível" a questão do controlo das prisões, que frisou ser "uma das prioridades".

Na terça-feira, a Turquia indicou que não iria retomar a operação militar na Síria, dado as forças curdas se terem retirado das zonas fronteiriças.

O acordo com a Rússia prevê a retirada das YPG do resto da fronteira turca entre o rio Eufrates e a fronteira iraquiana no prazo de 150 horas a partir das 09:00 locais (10:00 em Lisboa) de hoje.

Ancara controlará a referida faixa entre Tal Abyad e Ras al-Ayn e o acordo não evoca qualquer data de retirada dos turcos.

No caso dos setores junto àquela faixa, após a retirada das forças das YPG (Unidades de Proteção Popular) - que deve ser "facilitada" pela polícia russa, incluindo em Minbej onde os russos e os sírios já estão -, vão circular patrulhas conjuntas turco-russas.

O acordo prevê também um esforço conjunto para facilitar o regresso de refugiados.

A Turquia, que acolhe 3,6 milhões de refugiados sírios, deu como uma das razões para a criação da zona de segurança visada pela ofensiva no norte sírio o regresso de cerca de dois milhões daqueles refugiados ao seu país.

A invasão turca do norte da Síria já provocou dezenas de mortos e milhares de deslocados e refugiados entre a população civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório