Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Filho de Bolsonaro desiste de ser nomeado para embaixador nos EUA

O filho do Presidente do Brasil e também deputado federal, Eduardo Bolsonaro, anunciou na terça-feira que desistiu formalmente de se candidatar ao cargo de embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos.

Filho de Bolsonaro desiste de ser nomeado para embaixador nos EUA
Notícias ao Minuto

16:04 - 23/10/19 por Lusa

Mundo Brasil

"Seria um papel muito importante a ser desempenhado, mas aqui no Brasil tenho um papel tão importante quanto ou mais para desempenhar", afirmou Eduardo Bolsonaro, em declarações aos jornalistas após ter feito o anúncio oficial numa sessão da câmara baixa do parlamento brasileiro.

O deputado invocou o papel que deverá desempenhar enquanto líder da bancada do Partido Social Liberal (PSL) no Congresso, acrescentando que pesou também o facto de parte do seu eleitorado se manifestado contra a indicação que havia sido aprovada pelo Governo dos Estados Unidos, mas nunca foi oficializada pelo Governo brasileiro junto ao Senado (câmara alta parlamentar), que é responsável por aprovar as indicações para embaixador do país.

A possível nomeação de Eduardo Bolsonaro na embaixada nos Estados Unidos tornou-se pública em julho quando o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que pretendia nomear o filho para o cargo.

Na altura, o anúncio gerou grande polémica com opositores do chefe de Estado e também parte da opinião pública, que entenderam o gesto como um ato de nepotismo.

Terá pesado também o facto de os membros do Senado estarem divididos sobre a nomeação e, portanto, não estava claro que Eduardo Bolsonaro receberia apoio suficiente e uma recusa dos senadores poderia abalar a imagem do próprio Presidente e do Governo brasileiro.

Na terça-feira, durante uma viagem ao Japão, o chefe de Estado brasileiro declarou a jornalistas que ele preferia que o filho ficasse no país e ajudasse a sanar desentendimentos dentro do PSL, partido que ambos integram.

"No meu entender, ele [devia] ficar lá, ficar no Brasil. Ficar no Brasil, pacificar o partido dele", disse Jair Bolsonaro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório