Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Suíça emenda lei de proteção animal e proíbe trituração de frangos vivos

O Governo suíço aprovou hoje uma emenda à lei nacional de proteção animal para proibir, a partir de 01 de janeiro de 2020, a trituração de frangos vivos, noticia hoje o canal nacional RTS.

Suíça emenda lei de proteção animal e proíbe trituração de frangos vivos
Notícias ao Minuto

16:02 - 23/10/19 por Lusa

Mundo Suíça

A emenda responde a uma iniciativa parlamentar para erradicar a prática habitual da indústria alimentar que sacrifica, anualmente, milhares de milhões de frangos no mundo.

Ainda que na Suíça seja um processo que entrou em desuso, alguns criadores de frango que mantinham a prática serão, a partir de 2020, inspecionados por serviços veterinários locais de modo a obrigar ao cumprimento da nova normativa, informou o canal de rádio e televisão suíça RTS.

O sacrifício de frangos machos é habitual, por exemplo, na indústria de produção de ovos que, tradicionalmente, matava a maior parte dos animais ao atirá-los para máquinas de trituração.

O método foi substituído por práticas de sacrifício menos dolorosas para os animais como a asfixia por dióxido de carbono que continuará a ser legal na Suíça.

Tem havido avanços científicos que permitem determinar, de um modo semelhante a uma ecografia, o género do frango antes que saiam dos ovos, tornando possível optar por não incubar os ovos que contenham frangos machos.

O Governo da Suíça está interessado em difundir à escala nacional este método, que está a ser investigado em universidades e empresas em todo o mundo.

Grupos ecologistas denunciam que entre quatro e seis mil milhões de frangos são mortos no mundo anualmente, não só por não puderem produzir ovos, mas também porque crescem mais lentamente que as fêmeas e os seus restos são usados, geralmente, na ração de outros animais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório