Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Turquia negoceia com Rússia a compra de novos sistemas de mísseis S-400

A Rússia negociou a venda à Turquia de novos sistemas de mísseis antiaéreos S-400, após Ancara já ter adquirido um primeiro fornecimento apesar dos protestos de Washington, anunciou hoje um responsável russo.

Turquia negoceia com Rússia a compra de novos sistemas de mísseis S-400
Notícias ao Minuto

14:23 - 23/10/19 por Lusa

Mundo Turquia

"Discutimos atualmente esta opção, o modelo financeiro e os prazos de entrega", indicou Alexandre Mikheiev, diretor da empresa pública russa de exportação de armamentos Rosoboronexport, citado pela agência Interfax.

Esta anúncio surge após a Rússia e a Turquia terem protagonizado uma espetacular aproximação, reforçada pelo acordo concluído na terça-feira pelos presidentes Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan sobre uma retirada das forças curdas do nordeste da Síria e o controlo comum de uma vasta área da fronteira turco-síria.

Em julho a Turquia começou a ser aprovisionada com sistemas S-400, considerado um dos mais sofisticados projetos da indústria militar russa, num contrato que ascende a 2,5 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros).

"Este contrato foi concluído antes dos prazos de entrega", congratulou-se Alexandre Mikheiev à margem do primeiro fórum Rússia-África organizado em Sochi (sul). Precisou ainda que estas entregas necessitaram do envio de 72 carregamentos por via aérea.

Ancara optou pelos S-400 apesar dos protestos de Washington, que entre outros reparos considera estas armas incompatíveis com os dispositivos da NATO, a organização aliada ocidental da qual a Turquia é Estado-membro desde 1952 em simultâneo com a "arquirrival" Grécia.

Em reposta, os Estados Unidos excluíram a Turquia do programa de desenvolvimento do avião de combate furtivo norte-americano F-35, apesar os importantes investimentos de Ancara neste projeto.

Washington tem referido que a compra pela Turquia dos sistemas de defesa russos pode comprometer os segredos tecnológicos do F-35.

As autoridades turcas esperam que os primeiros S-400 estejam operacionais na primavera de 2020, após a formação de militares turcos na sua utilização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório