Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Curdo sírio tenta imolar-se pelo fogo frente à sede da ACNUR em Genebra

Um curdo sírio tentou incendiar-se hoje diante da sede do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em Genebra, na Suíça, tendo sido transportado de helicóptero para um hospital em Lausanne, indicou a polícia.

Curdo sírio tenta imolar-se pelo fogo frente à sede da ACNUR em Genebra
Notícias ao Minuto

12:42 - 23/10/19 por Lusa

Mundo Genebra

O homem, de 31 anos e residente na Alemanha, não deixou qualquer mensagem ou carta para explicar o seu gesto, referiu Silvain Guillaume-Gentil, porta-voz da polícia de Genebra, à agência de notícias France-Presse.

"Podemos imaginar as suas razões, mas não temos nenhum elemento concreto. Ele teve dificuldades em se expressar quando a ajuda chegou", acrescentou Guillaume-Gentil.

Os factos ocorreram por volta das 07:40 (06:40 em Lisboa) na presença de inúmeras pessoas que passavam naquela zona, onde fica também a sede europeia das Nações Unidas.

Os bombeiros, que rapidamente chegaram ao local, assistiram imediatamente o ferido e transportaram-no de helicóptero para o Centro Hospitalar Universitário Vaudois da cidade de Lausanne.

Nas últimas semanas, os curdos na Suíça manifestaram-se diversas vezes para protestar contra a ofensiva militar turca no nordeste da Síria, forçando milhares de curdos sírios a fugir para o Iraque.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na terça-feira à noite o fim da sua ofensiva contra a milícia curdo síria das Unidades de Proteção Popular (YPG), um grupo considerado "terrorista" por Ancara.

A Rússia e a Turquia também concordaram em controlar em conjunto a maior parte dessa área de fronteira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório