Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Dois mortos e quatro desaparecidos na Catalunha devido a tempestade

Uma das vítimas mortais é um homem de 70 anos que circulava de carro quando foi arrastado pelas águas.

Dois mortos e quatro desaparecidos na Catalunha devido a tempestade
Notícias ao Minuto

07:15 - 23/10/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Catalunha

Duas pessoas morreram e quatro estão desaparecidas, na Catalunha, devido a uma tempestade que está a afetar o nordeste peninsular (embora a tempestade esteja a ser batizada de Dana, esta designação é um acrónimo de depressão aos níveis médios da atmosfera, segundo explicou o IPMA ao Notícias ao Minuto). Ao início da manhã desta quarta-feira os bombeiros procuravam três desaparecidos, mas o El Periódico avançou que foi encontrado o cadáver de um homem de 70 anos que foi arrastado pelas águas do riacho Arenys de Munt, em Barcelona, enquanto conduzia o seu carro.

As autoridades destacaram ainda que um jovem de 21 anos morreu na noite desta terça-feira num acidente na localidade de Maçanet de la Selva, em Girona. Na colisão, que terá sido potenciada pela tempestade e que envolveu um camião, uma carrinha e quatro carros, há ainda a registar seis feridos, onde se incluem dois menores. 

Os desaparecidos são uma mãe e o filho, de 40 anos, que vivem no município de Vilaverd, na província de Tarragona. Na sequência da subida do nível das águas do rio Francolí e dos seus afluentes, o bangalô onde residem foi arrastado. 

O número de desaparecidos foi, já ao final da manhã, atualizado pelo conselheiro do Interior do governo regional da Catalunha, Miquel Buch. De acordo com o responsável, mais duas pessoas estão desaparecidas em L'Espluga de Francolí

A província de Tarragona, refira-se, foi uma das áreas mais afetadas nesta segunda-feira pelas chuvas torrenciais, o que levou inclusive a Agência Meteorológica do Estado a ativar o alerta vermelho. 

A tempestade fez-se sentir sobretudo durante a tarde e a noite de ontem e os danos provocados, nomeadamente inundações e destruição, fizeram com que 20 mil pessoas ficassem sem eletricidade

A imprensa espanhola destaca também que os bombeiros da cidade de Tarragona receberam inúmeros pedidos de ajuda, tendo inclusive procedido à retirada de 50 crianças que estavam hospedadas numa casa de colónia de férias no município. Os menores foram colocados provisoriamente no pavilhão desportivo municipal.

Os operacionais tiveram ainda de auxiliar os ocupantes de dois veículos que ficaram presos pelo caudal do rio que cruza o município de Tarragona. A força das águas era de tal forma intensa que foi arrastada uma ponte pedestre que atravessava o rio. 

Notícias ao MinutoPonte danificada pela tempestade © Reprodução

Para além de Tarragona, a tempestade também causou sérios danos em regiões do interior como PrioratConca de Barberà. O rio Francolí transbordou e afetou um edifício inteiro em Montblanc. Algumas áreas do sul de Lleida também sofreram danos pela intensidade das chuvas.  

Tanto Miquel Buch como o presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, devem deslocar-se aos locais mais afetados pelas intensas chuvas das últimas horas. É de prever que a tempestade vá diminuindo de intensidade e de extensão ao longo da manhã de hoje, depois de terem caído quase 300 litros de água por metro quadrado em poucas horas em alguns pontos da província de Tarragona e mais de 200 na província de Girona.

De acordo com as previsões do Serviço Meteorológico da Catalunha (SMC), na tarde de hoje haverá apenas chuvas dispersas, nomeadamente nas regiões do interior. Já o mar apresentará más condições para a navegação em toda a costa, mas especialmente na Costa Brava, onde ondas de até oito metros de altura foram registadas em alto mar.

As autoridades estimam que o caudal dos rios ainda permaneça com grande volume de água após estas intensas chuvas. Com efeito, a Proteção Civil mantém o alerta de perigo e recomenda que as pessoas não se aproximem dos rios nesta região.

[Notícia atualizada às 09h02]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório