Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Doações em Angola estimadas em 4,2 milhões de euros em nove meses

As autoridades angolanas anunciaram hoje que, nos primeiros nove meses de 2019, registaram doações avaliadas em 4,7 milhões de dólares (4,2 milhões de euros), nomeadamente de bens alimentares e equipamentos, "destinados ao apoio institucional" e projetos das organizações não-governamentais.

Doações em Angola estimadas em 4,2 milhões de euros em nove meses
Notícias ao Minuto

17:58 - 22/10/19 por Lusa

Mundo Angola

Segundo a diretora geral do Instituto de Promoção e Coordenação de Ajuda às Comunidades (Iprocac), Anabela Sampaio, as doações são provenientes de organizações internacionais, agências das Nações Unidas, igrejas e organizações não-governamentais (ONG) nacionais e estrangeiras que desenvolvem atividade em território angolano.

A instituição pública angolana, tutelada pelo Ministério da Ação Social, Família e Promoção da Mulher, registou igualmente, nos anteriores nove meses, a redução de 29 ONG estrangeiras, menos 28 em comparação com o período homólogo.

"Em contrapartida, em relação às ONG angolanas houve um aumento de 337 para 366", disse Anabela Sampaio, durante um encontro com as organizações não-governamentais angolanas e estrangeiras, em Luanda.

Pelo menos 437 ONG estão registadas no Iprocac, sendo 400 nacionais e 37 estrangeiras, nomeadamente 395 são associações, nove fundações e 33 instituições religiosas que desenvolvem ações em vários domínios.

Estados Unidos da América, Itália, Inglaterra e Espanha lideram a lista de ONG estrangeiras que atuam em Angola nos setores da educação, saúde, agricultura e desenvolvimento comunitário.

"Apesar de termos o controlo de 437 ONG, existem sob nosso controlo e que conhecemos 67 projetos em execução que estão a ser desenvolvidos por 47 organizações nos mais variados setores de intervenção", explicou.

Entre janeiro e setembro de 2019, as autoridades angolanas registaram ainda 129 pedidos de vistos para estrangeiros que trabalham em organizações não-governamentais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório