Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Bagdade impede militares dos EUA que saíram da Síria de ficarem no Iraque

Os militares norte-americanos que se retiraram da Síria não têm autorização para permanecer no Iraque, disseram hoje fontes militares iraquianas à Associated Press.

Bagdade impede militares dos EUA que saíram da Síria de ficarem no Iraque
Notícias ao Minuto

10:34 - 22/10/19 por Lusa

Mundo Síria

De acordo com as mesmas fontes, que não foram identificadas, as tropas dos Estados Unidos que estão a abandonar o norte da Síria, cumprindo as ordens do presidente Donald Trump, conseguiram permissão do governo autónomo do Curdistão iraquiano apenas para transitarem pelo país.

As fontes sublinharam que as tropas norte-americanas não têm autorização para permanecerem no Iraque, pelo que devem depois abandonar o país.

Esta informação contradiz o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper que no domingo afirmou que todos os militares norte-americanos que estavam a sair da Síria dirigiam-se para o oeste do Iraque de onde iriam coordenar operações contra o grupo radical Estado Islâmico.

Esper especificou que tinha contactado o homólogo iraquiano sobre o plano de envio de mais de 700 militares dos Estados Unidos para o Iraque.

Os Estados Unidos apoiavam as forças curdas do nordeste da Síria no combate contra os radicais islâmicos.

No início do mês de outubro, Washington decidiu retirar soldados e equipamento da zona, para não se envolverem na terceira ofensiva da Turquia contra os curdos do nordeste da Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório