Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Protestos no Chile causaram pelo menos 13 mortos

Os protestos no Chile causaram pelo menos 13 mortos, segundo um novo balanço feito hoje pelas autoridades, após a descoberta do corpo de um homem que morreu eletrocutado durante a pilhagem a um supermercado em Santiago.

Protestos no Chile causaram pelo menos 13 mortos
Notícias ao Minuto

06:37 - 22/10/19 por Lusa

Mundo Chile

As forças de segurança informaram ter encontrado o corpo dentro das instalações, ao responderem a uma chamada de emergência para dispersar uma multidão que saqueava o estabelecimento.

O general de divisão do Exército chileno Javier Iturriaga, responsável da segurança durante o estado de emergência decretado na capital do Chile, estabeleceu na segunda-feira o terceiro recolher obrigatório em Santiago e na região metropolitana, perante a continuação dos distúrbios.

"Cheguei à convicção de que precisamos de um novo recolher obrigatório", disse o militar.

O recolher obrigatório entrou em vigor às 20:00 horas (00:00 de Lisboa) e prolonga-se até às 06:00 (10:00 de hoje em Lisboa).

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou no mesmo dia a todos os setores da sociedade chilena para que reduzam a tensão, recusem atos de violência e procurem soluções pacíficas para os problemas que redundaram nas manifestações dos últimos dias.

O protesto social nasceu de uma subida do preço dos bilhetes de metro na capital, tendo-se espalhado para diversas cidades do país, com barricadas, incêndios e saques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório