Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Milhares nas ruas do Sudão para exigir dissolução do partido de al-Bashir

Milhares de pessoas protestaram hoje no Sudão para pedir a dissolução do partido do ex-Presidente Omar al-Bashir e o afastamento de antigos dirigentes das novas instituições criadas após a sua destituição, em abril passado.

Milhares nas ruas do Sudão para exigir dissolução do partido de al-Bashir
Notícias ao Minuto

19:56 - 21/10/19 por Lusa

Mundo Sudão

O protesto, que foi convocado pelas Forças da Liberdade e da Mudança, a principal coligação de grupos civis e partidos que liderou a revolução sudanesa, pretende demonstrar apoio ao Governo transitório e exigir que sejam realizadas todas as exigências da revolta popular, disse o porta-voz do movimento, Satiaa al Hach.

Os manifestantes saíram às ruas na capital, Cartum, e na cidade vizinha de Omdurmã (a maior e mais populosa cidade do Sudão), gritando lemas como "Não queremos o Congresso Nacional", nome do partido de Al Bashir, e "O povo quer justiça e sustento".

Também houve protestos em outras regiões do Sudão, que foram especialmente participadas na cidade de Al Abyad, no estado do Cordofão do Norte (oeste), relataram testemunhas à agência espanhola, Efe.

Desde esta manhã, o exército sudanês reforçou a segurança na capital, encerrando as principais ruas próximas da sede das Forças Armadas, em cujos arredores colocaram um grande número de tanques e tropas.

O exército advertiu os cidadãos, num comunicado, para que se mantenham afastados das instalações militares em Cartum e noutros estados do país.

Os manifestantes escolheram o dia de hoje, quando se comemora a revolução de 1964, em que o povo sudanês fez cair o general Ibrahim Abboud, abrindo caminho para eleições democráticas, dois anos depois, nas quais foi eleito como primeiro-ministro Sadiq al-Mahdi, líder do partido Al Umma.

O porta-voz da Associação de Profissionais sudanesa, principal componente das Forças da Liberdade e da Mudança, Ismail Tach, disse à Efe que os manifestantes exigem "a dissolução do partido governante de al Bashir" e a "eliminação do Estado profundo das instituições estatais".

Tach referia-se ao regime do antigo ditador, que esteve no poder durante 30 anos, até ter sido afastado pelos militares, em 11 de abril, após quase quatro meses de protestos nas ruas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório