Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Netanyahu não consegue formar governo e passa a 'batata' a Gantz

O primeiro-ministro disse ao presidente israelita que não conseguiu chegar a acordo para formar um novo governo. O seu rival Benny Gantz vai ter 28 dias para formar um governo de coligação.

Netanyahu não consegue formar governo e passa a 'batata' a Gantz
Notícias ao Minuto

18:23 - 21/10/19 por Fábio Nunes

Mundo Israel

Benjamin Netanyahu anunciou esta segunda-feira ao presidente israelita Reuven Rivlin que não consegue formar um governo e que vai assim devolver o mandato que obteve para estabelecer um governo em Israel, dá conta o Haaretz

"Desde que recebi o mandato para formar um governo trabalhei de forma persistente... para estabelecer um governo de unidade nacional alargado. É isto que o povo quer", salientou o atual primeiro-ministro num vídeo publicado no Facebook.

Netanyahu referiu que os seus esforços para "trazer Gantz para a mesa de negociações... e evitar novas eleições" falharam, responsabilizando o líder do Kahol Lavan, que "recusou vezes sem conta" negociar. 

Num comunicado, o presidente Rivlin afirmou que vai dar a oportunidade a Benny Gantz de tentar formar um governo de coligação, tendo para essa tarefa um período de 28 dias. 

O partido de Benny Gantz, o Kahol Lavan, já reagiu. "O tempo para piruetas acabou, agora é o tempo de ações. O Kahol Lavan está determinado a formar um governo liberal de unidade nacional liderado por Benny Gantz", destacou num comunicado. 

Nas eleições de 17 de setembro, o Kahol Lavan conseguiu 33 dos 120 lugares no Knesset, o parlamento israelita. O Likud de Netanyahu ficou com 32 lugares, ambos longe de assegurarem uma maioria parlamentar. 

[Notícia atualizada às 18h49]

Leia Também: Netanyahu tenta sem êxito conseguir apoio de Lieberman para governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório