Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

A pérola mais antiga do mundo foi descoberta nos Emirados Árabes Unidos

A pérola tem cerca de oito mil anos e foi encontrada numa ilha de Abu Dhabi.

A pérola mais antiga do mundo foi descoberta nos Emirados Árabes Unidos
Notícias ao Minuto

19:06 - 21/10/19 por Fábio Nunes

Mundo Arqueologia

A pérola natural mais antiga do mundo foi encontrada durante escavações na ilha Marawah, ao largo da costa de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, adianta a BBC. As autoridades locais revelaram que a pérola tem cerca de oito mil anos e que durante as escavações também encontraram vestígios da arquitetura mais antiga dos Emirados Árabes Unidos.

Os arqueólogos conseguiram datar a pérola recorrendo ao radiocarbono, determinando que esta é do período entre 5.800 e 5.600 Antes de Cristo. As autoridades frisam que esta descoberta demonstra que as pérolas eram usadas em trocas comerciais desde o período neolítico.

A descoberta da pérola mais antiga do mundo em Abu Dhabi torna claro que há tanto da nossa recente história económica e cultural que tem raízes profundas que datam do amanhecer da pré-história”, sublinhou Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi.

Notícias ao MinutoA pérola encontrada na ilha Marawah© AFP

Denominada como a ‘Pérola de Abu Dhabi’, vai ser agora exibida no Louvre de Abu Dhabi como parte da exposição ‘10.000 Anos de Luxo’ e que tem início no dia 30 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório