Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Soldado turco morto em ataque das forças curdas sírias

Um soldado turco morreu e outro ficou ferido na sequência de um ataque hoje das forças curdas sírias, apesar de estar em vigor uma trégua entre as duas partes, anunciou o Ministério da Defesa turco.

Soldado turco morto em ataque das forças curdas sírias
Notícias ao Minuto

08:16 - 20/10/19 por Lusa

Mundo Síria

"Um de nossos camaradas heróicos morreu (...) e outro foi ferido durante um ataque com armas pequenas e armamento leve", apontou o Ministério da Defesa da Turquia. O ataque, denunciaram as autoridades turcas, foi perpetrado por terroristas durante uma missão de reconhecimento e vigilância" em Tal Abyad, cidade síria na província de Raqqa.

No sábado, a Turquia já tinha acusado as forças curdas de violarem a trégua anunciada na quinta-feira no norte da Síria, que previa a sua retirada da zona de fronteira em troca da suspensão da ofensiva turca.

"As forças armadas turcas respeitam plenamente o acordo" negociado na quinta-feira com os Estados Unidos, afirmou o Ministério da Defesa em comunicado. "Apesar disso, os terroristas (a Turquia classifica assim as forças curdas) lideraram um total de 14 ataques nas últimas 36 horas",

Após conversações com os Estados Unidos, a Turquia anunciou na quinta-feira que aceitava suspender a sua ofensiva na Síria por cinco dias.

Mas no dia seguinte o presidente turco Recep Tayyip Erdogan alertou que retomaria suas operações militares contra as forças curdas se estas não se retirassem rapidamente da área de fronteira do nordeste da Síria, onde a Turquia quer estabelecer uma "zona segura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório