Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Turquia acusa forças curdas de violar o acordo de cessar fogo na Síria

A Turquia acusou hoje as forças curdas de violarem a trégua anunciada na quinta-feira no norte da Síria, que previa a sua retirada da zona de fronteira em troca da suspensão da ofensiva turca.

Turquia acusa forças curdas de violar o acordo de cessar fogo na Síria
Notícias ao Minuto

11:12 - 19/10/19 por Lusa

Mundo Síria

"As forças armadas turcas respeitam plenamente o acordo" negociado na quinta-feira com os Estados Unidos, afirmou o Ministério da Defesa em comunicado. "Apesar disso, os terroristas (a Turquia classifica assim as forças curdas) lideraram um total de 14 ataques nas últimas 36 horas".

O ministério especificou que 12 ataques vieram da cidade fronteiriça síria de Ras al-Ain, um de Tal Abyad e outro da região de Tal Tamr, indicando que foram usadas diversas armas, desde leves a pesadas, incluindo foguetes.

Após conversações com os Estados Unidos, a Turquia anunciou na quinta-feira que aceitava suspender a sua ofensiva na Síria por cinco dias.

Mas no dia seguinte o presidente turco Recep Tayyip Erdogan alertou que retomaria suas operações militares contra as forças curdas se estas não se retirassem rapidamente da área de fronteira do nordeste da Síria, onde a Turquia quer estabelecer uma "zona segura".

Na sexta-feira, a trégua parecia ter acabado.

Pelo menos 14 civis foram mortos na sexta-feira no norte da Síria pelos raides aéreos turcos e bombardeamentos de artilharia de rebeldes pró-turcos, que continuaram a sua ofensiva contra as forças curdas, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Questionado em Bruxelas por jornalistas sobre o acordo de cessar-fogo firmado na quinta-feira pelo presidente Erdogan, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, reconheceu que não foi "instantaneamente" posto em prática, apontando problemas de "coordenação" para garantir "uma retirada segura dos combatentes do YPG (Unidades de Proteção Popular curdas) da área controlada pela Turquia abrangida pelo acordo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório