Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

OMS diz que surto de ébola na RDCongo continua ser de "emergência global"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse hoje que o surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) continua a merecer ser classificado como uma emergência global, apesar dos casos confirmados terem diminuído nas últimas semanas.

OMS diz que surto de ébola na RDCongo continua ser de "emergência global"
Notícias ao Minuto

21:24 - 18/10/19 por Lusa

Mundo Ébola

A agência para a saúde das Nações Unidas declarou pela primeira vez o surto de Ébola, o segundo mais mortal da história, como uma emergência internacional em julho e hoje convocou um comité de especialistas para analisar a situação atual.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a situação continua a ser "complexa e perigosa", e que as autoridades devem continuar a tratar todos os casos como se fossem o primeiro.

"Cada caso tem potencial para desencadear um novo e maior surto", salientou.

Até ao momento foram confirmados 3.113 casos e mais de 2.150 pessoas morreram desde o início do surto na RDCongo.

Apesar de na última semana apenas 15 casos terem sido confirmados, a OMS salientou que a sua maioria ocorreu em pessoas que não estavam identificadas com tendo estado em contacto com infetados.

Michael Ryan, que lidera a resposta ao Ébola da OMS, explicou que alguns dos casos mais recentes foram detetados numa área remota onde é difícil para as autoridades de saúde chegarem.

Em junho, o vírus invadiu o Uganda quando uma família congolesa, incluindo algumas já infetadas, entrou no país. Dois acabaram por morrer de Ébola e os outros foram enviados de volta ao RDCongo para tratamento. Atualmente, o surto está contido na RDCongo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório