Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Alta tensão na Catalunha. Confrontos, 77 feridos e 17 detenções

Estradas cortadas e incêndios marcam o dia na Catalunha, que está a 'ferro e fogo' desde segunda-feira.

Notícias ao Minuto

20:03 - 18/10/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Catalunha

A Catalunha vive, desde segunda-feira, dias de fortes confrontos. Vias cortadas, barricadas, incêndios e violência entre os manifestantes e as autoridades foram o resultado dos distúrbios novamente registados esta sexta-feira, pelo quinto dia consecutivo. 

Há registo de 17 detidos e 77 civis feridos na Catalunha, revela o jornal La Vanguardia. Destes feridos, 52 ocorreram em Barcelona, onde 15 foram encaminhados para o hospital. 

Mais de 200 polícias ficaram feridos. Um dos agentes ficou em estado grave após ter sido atingido na cara e caído inconsciente. 

Hoje, a polícia lançou gás lacrimogéneo e disparou balas de borracha depois de ter tentado dispersar os manifestantes que barricavam a passagem de uma das vias públicas mais importantes de Barcelona, a Via Laietana, e atiravam objetos contra os agentes de segurança.

Segundo a Guarda Urbana, cerca de 525 mil pessoas vindas de toda a Catalunha estiveram em Barcelona para participar na grande manifestação que reuniu as várias "marchas pela liberdade".

Quinze estradas da rede principal da Catalunha permaneciam cortadas ao final da tarde na sequência das marchas independentistas e da greve geral convocadas para esta sexta-feira, incluindo o acesso à fronteira com França.

Os movimentos de protesto começaram na segunda-feira, depois ser conhecida a sentença contra os principais políticos catalães responsáveis pela tentativa de independência em outubro de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório