Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

7.3 milhões de bolivianos escolhem no próximo domingo o novo presidente

Mais de 7,3 milhões de bolivianos, no país e no exterior, são chamados a votar no domingo, em eleições presidenciais e legislativas, para mandatos de cinco anos.

7.3 milhões de bolivianos escolhem no próximo domingo o novo presidente
Notícias ao Minuto

16:54 - 18/10/19 por Lusa

Mundo Bolívia

Este ano, pela primeira vez, foram realizadas primárias, em 27 de janeiro, das quais saíram os nove partidos ou alianças que concorrem a estas eleições gerais.

O atual Presidente da Bolívia, Evo Morales, líder do partido Movimento para o Socialismo (MAS), terá oito 'adversários' com destaque para a aliança Comunidade Cidadã liderada pelo ex-Presidente Carlos Mesa, que nas sondagens ocupa o segundo lugar nas intenções de voto atrás de Morales.

Além do Presidente e vice-Presidente, os bolivianos votam para eleger 130 deputados, 36 senadores e nove governadores - um por cada departamento do país -, que integrarão a Assembleia Legislativa para o período 2020-2025, atualmente controlado com uma maioria de dois terços pelo Movimento para o Socialismo de Evo Morales.

Até ao dia 02 de novembro, os tribunais dos nove departamentos bolivianos devem publicar os resultados a nível departamental no portal da Internet do órgão eleitoral e na imprensa.

No dia seguinte, 03 de novembro, o órgão eleitoral anunciará os resultados nacionais.

A legislação eleitoral na Bolívia reconhece como vencedor na primeira volta o candidato que ultrapasse os 50% dos votos ou quando obtém 40% com 10 pontos de vantagem sobre o segundo.

Caso essas percentagens não sejam atingidas, realiza-se uma segunda volta entre os dois mais votados, a realizar 60 dias após a primeira votação.

Se um dos dois candidatos comunicar ao órgão eleitoral por escrito que declina a sua participação na segunda volta com 45 dias de antecedência, o Tribunal Eleitoral proclamará o outro partido como vencedor.

Os eleitores habilitados no país e no exterior são 7.315.364, com um aumento de mais de um milhão em comparação aos 5.971.152 das eleições anteriores de 2014.

O órgão eleitoral autorizou a votação de 341.001 bolivianos residentes em 33 países, especialmente Argentina, Brasil, Chile e Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório