Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Civis mortos em ataque aéreo turco no nordeste apesar de trégua

Pelo menos cinco civis foram mortos hoje no norte da Síria num ataque da Turquia contra uma localidade perto da cidade fronteiriça de Ras al-Ayn, apesar das tréguas aceites por Ancara, indicou uma ONG.

Síria: Civis mortos em ataque aéreo turco no nordeste apesar de trégua
Notícias ao Minuto

13:57 - 18/10/19 por Lusa

Mundo Conflito

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) disse que o ataque turco foi contra a localidade de Bab al-Kheir e que matou ainda quatro combatentes das forças curdas.

Um porta-voz das forças curdas, Mustafa Bali, considerou uma violação do cessar-fogo os bombardeamentos aéreos e disparos de artilharia que visaram hoje as suas posições.

A operação lançada por Ancara a 9 de outubro juntamente com rebeldes sírios pró-turcos abriu uma nova frente na guerra da Síria com oito anos.

A milícia curda das Unidades de Proteção Popular (YPY), alvo da Turquia que a considera terrorista, acusou Washington de a ter abandonado, depois de ter sido seu aliado na luta contra os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico.

Na quinta-feira, após uma intervenção dos Estados Unidos, a Turquia aceitou suspender durante cinco dias a ofensiva que suscitou críticas internacionais, exigindo uma retirada das forças curdas da fronteira para terminar a operação.

As forças curdas declararam-se prontas a respeitar as tréguas.

"Apesar do acordo para uma suspensão dos combates, os ataques aéreos e de artilharia continuam a visar posições dos combatentes, zonas civis e o hospital de Ras al-Ayn", indicou na rede social Twitter Mustafa Bali.

A ofensiva de Ancara permitiu-lhe conquistar uma faixa fronteiriça de perto de 120 quilómetros, da cidade de Tal Abyad à de Ras al-Ayn, metade da qual ainda está nas mãos dos curdos, segundo o OSDH.

As autoridades curdas tentaram hoje enviar uma equipa médica a Ras al-Ayn para tentar retirar os feridos dos últimos dias, disse à agência France Presse Hassan Amin, um responsável do hospital de Tal Tamr, uma cidade mais a sul.

Referindo que "a situação dos feridos é crítica e o seu número elevado", Amin adiantou que "a equipa médica não foi autorizada a entrar" na cidade, tendo o OSDH acusado os rebeldes sírios pró-turcos.

Mais tarde um correspondente da AFP em Tal Tamr relatou a partida de uma caravana de 200 veículos que deverá ajudar a retirar civis das zonas de combate.

As Nações Unidas anunciaram hoje que mais de 2.300 pessoas, a maioria mulheres e crianças, fugiram aos combates para se refugiram no Iraque nos últimos dias.

"Pelo quarto dia consecutivo, o Alto Comissariado para os Refugiados (...) acolheu centenas de refugiados que passaram a fronteira entre o nordeste da Síria e o Iraque", disse o porta-voz do ACNUR, Andrej Mahecic, numa conferência de imprensa em Genebra.

"Mais de 1.600 refugiados sírios foram conduzidos até ao campo de refugiados de Bardarash", a cerca de 150 quilómetros do leste da Síria, precisou.

A ONU calcula que cerca de 166.00 pessoas fugiram das suas casas desde o início da ofensiva turca, enquanto o OSDH a operação militar provocou 300.000 deslocados em oito dias.

Segundo a ONG, perto de 500 pessoas foram mortas, entre as quais dezenas de civis, na maioria curdos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório