Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pompeo destaca importância de colaboração entre EUA e Israel

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, reuniu-se hoje em Jerusalém com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e destacou a importância de continuar a colaboração entre os dois países para enfrentar o que consideram ser a ameaça iraniana.

Pompeo destaca importância de colaboração entre EUA e Israel
Notícias ao Minuto

12:38 - 18/10/19 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

Após a sua visita à Turquia, onde se reuniu com o presidente Recep Tayyip Erdogan, Pompeo discutiu hoje com Netanyahu a situação no noroeste da Síria e a questão do Irão.

"Falámos dos desafios que o mundo enfrenta e que Israel e os Estados Unidos compartilham", disse o chefe da diplomacia norte-americana após o encontro numa conferência de imprensa.

O primeiro-ministro israelita em funções indicou, por seu turno, que tinham discutido o reforço da aliança entre os dois países, aproveitando para agradecer o "apoio constante a Israel" por parte dos Estados Unidos.

Netanyahu disse ainda esperar que se mantenham as tréguas entre a Turquia e os curdos da Síria anunciadas na quinta-feira, depois de na semana passada Israel ter condenado fortemente a ofensiva de Ancara no nordeste sírio.

Os curdos da Síria foram abandonados pelo aliado norte-americano que retirou as suas forças do norte sírio dias antes do início da invasão turca.

Alguns comentadores israelitas interrogaram-se sobre a possibilidade de o Estado hebreu ser igualmente abandonado pelos Estados Unidos, temendo que a curto prazo o Irão preencha o vazio deixado pela retirada norte-americana e reforce as suas posições na Síria, onde apoio o regime de Bashar al-Assad.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório