Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-secretário de Defesa defende necessidade de os EUA apoiarem os aliados

O antigo secretário de Defesa norte-americano James Mattis respondeu, na quinta-feira, com ironia às críticas do Presidente Donald Trump, e defendeu a necessidade de os Estados Unidos apoiarem os aliados, incluindo os curdos.

Ex-secretário de Defesa defende necessidade de os EUA apoiarem os aliados
Notícias ao Minuto

06:55 - 18/10/19 por Lusa

Mundo James Mattis

Mattis aproveitou um discurso proferido numa gala de beneficência para responder às críticas de Trump, que se referiu ao ex-secretário como o "general mais sobrestimado do mundo", durante uma tensa reunião com legisladores para discutir a ofensiva turca na Síria.

"Sinto-me honrado, porque [Donald Trump] também já apelidou Meryl Streep de atriz sobrestimada. Parece que sou a Meryl Streep dos generais, o que soa muito bem", brincou o ex-secretário de Defesa.

A intervenção de Mattis ganhou depois um tom mais sério, com várias advertências sobre o estado da política norte-americana.

O general, que saiu da Casa Branca no final do ano passado em confronto com a visão de Trump, foi muito crítico em relação à falta de compromisso entre republicanos e democratas, como também "ao cinismo que contaminou as democracias ocidentais".

Mattis sublinhou a dívida que os Estados Unidos têm com aqueles que "lutaram pela liberdade" e continuam a fazê-lo hoje em dia em diferentes partes do mundo.

O ex-secretário da Defesa destacou, nomeadamente, os "norte-americanos que estão a apoiar os aliados curdos", à mercê de um ataque da Turquia com a retirada das tropas ordenada por Trump, numa declaração que desencadeou uma forte ovação do público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório