Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

Ex-secretário de Defesa defende necessidade de os EUA apoiarem os aliados

O antigo secretário de Defesa norte-americano James Mattis respondeu, na quinta-feira, com ironia às críticas do Presidente Donald Trump, e defendeu a necessidade de os Estados Unidos apoiarem os aliados, incluindo os curdos.

Ex-secretário de Defesa defende necessidade de os EUA apoiarem os aliados

Mattis aproveitou um discurso proferido numa gala de beneficência para responder às críticas de Trump, que se referiu ao ex-secretário como o "general mais sobrestimado do mundo", durante uma tensa reunião com legisladores para discutir a ofensiva turca na Síria.

"Sinto-me honrado, porque [Donald Trump] também já apelidou Meryl Streep de atriz sobrestimada. Parece que sou a Meryl Streep dos generais, o que soa muito bem", brincou o ex-secretário de Defesa.

A intervenção de Mattis ganhou depois um tom mais sério, com várias advertências sobre o estado da política norte-americana.

O general, que saiu da Casa Branca no final do ano passado em confronto com a visão de Trump, foi muito crítico em relação à falta de compromisso entre republicanos e democratas, como também "ao cinismo que contaminou as democracias ocidentais".

Mattis sublinhou a dívida que os Estados Unidos têm com aqueles que "lutaram pela liberdade" e continuam a fazê-lo hoje em dia em diferentes partes do mundo.

O ex-secretário da Defesa destacou, nomeadamente, os "norte-americanos que estão a apoiar os aliados curdos", à mercê de um ataque da Turquia com a retirada das tropas ordenada por Trump, numa declaração que desencadeou uma forte ovação do público.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório