Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Nancy Pelosi acusa Trump de permitir ganhos à Rússia no Médio Oriente

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, assegurou hoje que o comportamento do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a Síria beneficia a Federação Russa no Médio Oriente, depois de uma reunião tensa entre ambos, na Casa Branca.

Nancy Pelosi acusa Trump de permitir ganhos à Rússia no Médio Oriente
Notícias ao Minuto

00:01 - 17/10/19 por Lusa

Mundo EUA

"Como sabem, este foi o tema da conversa de ontem (quarta-feira) na Casa Branca. Também disse ao Presidente que estou preocupada e que o nosso caminho conduz a (ao presidente russo, Vladimir) Putin", afirmou Pelosi, durante a sua conferência de imprensa semanal.

Na opinião de Pelosi, "a Rússia tratou de se instalar por um longo período de tempo no Médio Oriente e conseguiu. Agora, o Presidente deu-lhe uma oportunidade com os curdos, com estes a recorrerem àqueles (aos russos) para obterem apoio na Síria".

Da mesma forma, recordou, "os russos ganham com qualquer suspensão de ajuda à Ucrânia. De novo, Putin ganha", acrescentou Pelosi, que juntou ainda a consideração de que o republicano Trump está a pôr em causa o envolvimento dos EUA na OTAN.

Esta quarta-feira, Pelosi e outros líderes democratas saíram de forma abrupta de uma reunião na Casa Branca, sobre a Síria, devido a alegados insultos de Trump a Pelosi.

"Ela manteve completamente a calma, mas (Trump) disse-lhe que era uma política de terceira classe. Disse que havia comunistas envolvidos (no conflito da Síria) e que 'vocês, rapaziada, devem gostar disso'", especificou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, durante uma conferência de imprensa, depois da reunião.

A reunião na Casa Branca realizou-se depois de a Câmara dos Representantes ter aprovado a rejeição da decisão de Trump de retirar as tropas norte-americanas da Síria.

Depois a conferência de imprensa dos democratas, Trump disse na rede social Twitter que Pelosi era "doente" e questionou a sua saúde mental.

Pelosi recordou que o objetivo dos democratas na reunião era conhecer o plano de Trump depois da retirada da Síria e para a luta contra o grupo que se designa por Estado Islâmico.

"O Presidente disse que era uma promessa de campanha trazer as tropas para casa e perguntei-lhe: 'A Arábia Saudita é casa? Por que vão para a Arábia Saudita?' e o Presidente respondeu que os sauditas estavam a pagar" para isso, declarou Pelosi.

Para a líder democrata, "o Presidente colapsou na reunião, porque estava descontente com as perguntas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório