Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Erdogan "deitou no lixo" carta com as ameaças de Trump

O Presidente turco "deitou no lixo" a carta que recebeu do seu homólogo norte-americano na qual pedia um acordo sobre a ofensiva turca no nordeste da Síria ou ameaçava destruir a economia do país, revelou hoje fonte diplomática.

Erdogan "deitou no lixo" carta com as ameaças de Trump
Notícias ao Minuto

17:53 - 17/10/19 por Lusa

Mundo EUA

"A carta de 9 de novembro foi rejeitada pelo Presidente (Recep Tayyip) Erdogan e deitada no lixo", assegurou hoje uma fonte diplomática turca ao diário Hürriyet.

A mesma fonte acrescenta que a resposta mais direta à missiva residiu no início, nesse mesmo dia, da ofensiva militar da Turquia no nordeste da Síria destinada a expulsar as milícias curdas locais que Ancara considera "terroristas".

Na carta, Donald Trump advertia o seu homólogo turco, em tom duro e coloquial, das consequências que implicaria o início das operações militares.

"Você não quer ser responsável pela matança de milhares de pessoas, e eu não quero ser responsável pela destruição da economia turca, e fá-lo-ei", afirmou Trump na carta.

O conteúdo do texto, revelado por uma jornalista da Fox News na rede social Twitter, foi amplamente criticado pela utilização de vocabulário pouco usual nas comunicações entre dois presidentes.

"A história vai analisá-lo de forma favorável se fizer isto bem e de forma humana. Mas vai vê-lo sempre como o demónio se não acontecerem coisas boas", referiu Trump a Erdogan.

Na semana passada, Trump anunciou a retirada das tropas norte-americanas da Síria, uma decisão que permitiu o início da intervenção militar turca e que foi criticada pelo próprio Partido Republicano do Presidente.

No início desta semana Washington sancionou três ministros do executivo de Ancara e anunciou o aumento das tarifas sobre o aço turco até 50%, como represália pela ofensiva turca na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório