Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Assad promete enfrentar ofensiva turca "por todos os meios legítimos"

O presidente sírio, Bashar al-Assad, prometeu hoje enfrentar a ofensiva turca "por todos os meios legítimos", após o destacamento do seu exército em apoio às forças curdas alvo de uma operação militar de Ancara no norte da Síria.

Assad promete enfrentar ofensiva turca "por todos os meios legítimos"
Notícias ao Minuto

16:17 - 17/10/19 por Lusa

Mundo Síria

Denunciando a "agressão criminosa" da Turquia, Assad assegurou que a Síria "lhe responderá e a enfrentará (...) em qualquer região do território sírio e por todos os meios legítimos disponíveis", segundo declarações divulgadas nas contas da presidência síria nas redes sociais.

Trata-se da primeira reação do presidente Assad desde que o seu exército foi destacado para setores do norte do país a pedido das autoridades semi-autónomas da minoria curda, que enfrenta desde dia 9 uma ofensiva da vizinha Turquia e dos seus apoiantes sírios.

A aproximação sem precedentes entre Damasco e a importante minoria síria levou a que forças dos dois lados tenham enfrentado em conjunto rebeldes sírios pró-turcos, nomeadamente perto de Ayn Issa.

Assad sublinhou que a Síria respondeu à "flagrante invasão" da Turquia em "vários locais, atingindo os seus agentes e terroristas".

O presidente sírio falava ao receber Faleh al-Fayad, conselheiro para a segurança nacional do primeiro-ministro do Iraque.

A ofensiva de Ancara já causou pelo menos 72 mortos entre os civis e 203 entre os combatentes das FDS, segundo o último balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que indica ainda 171 mortos entre os rebeldes sírios pró-turcos.

A Turquia deu conta da morte de seis soldados e de 20 civis de cidades turcas fronteiriças.

O OSDH calcula em 300.000 o número de deslocados devido à operação turca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório