Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Sinn Féin satisfeito com acordo que retira direito de veto aos unionistas

O novo acordo para o Brexit negociado pelo governo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi bem recebido pelo partido republicano irlandês Sinn Féin (SF), porque não dá direito de veto aos rivais unionistas.

Sinn Féin satisfeito com acordo que retira direito de veto aos unionistas
Notícias ao Minuto

15:12 - 17/10/19 por Lusa

Mundo Brexit

"Congratulo-me com o fato de ter sido alcançado um acordo entre a União Europeia e o governo britânico. Não existe um bom Brexit. O Brexit está a ser impingido à Irlanda do Norte contra os desejos democráticos do povo", afirmou a presidente do SF, Mary Lou McDonald.

Reivindicando a pressão que fez para obter um estatuto especial para a província britânica e na defesa do acordo de paz que rejeita uma fronteira física na ilha da Irlanda, a dirigente vinca a importância de o consentimento político previsto no acordo ser apenas de maioria simples.

Segundo a proposta britânica, a assembleia autónoma da Irlanda do Norte tem de aprovar o alinhamento com as regras do mercado único.

"Nós também insistimos que nunca poderia ser dado qualquer veto aos unionistas. Os interesses da Irlanda devem ser protegidos. Qualquer acordo só pode atenuar os piores efeitos do Brexit; a opção menos má", refere.

O Sinn Féin, defensor de uma unificação da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, enquanto que os rivais unionistas defendem a permanência da região no Reino Unido.

O governo britânico e a UE anunciaram hoje terem concluído um acordo para a Saída do Reino Unido da UE, o qual vai ser submetido a votação no sábado no parlamento britânico.

O Partido Democrata Unionista (DUP), aliado do partido Conservador, revelou que vai votar contra o acordo porque entende que ignora o processo de paz para a Irlanda do Norte e vai contra os interesses a longo prazo da província britânica.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, descartou um novo adiamento do Brexit mesmo se este for rejeitado, como aconteceu com o Acordo negociado por Theresa May.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório