Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Brexit: França diz que acordo "está na palma da mão" mas sem garantias

"Parece que há um acordo na 'palma da mão' , declarou o secretário de Estado francês para a Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Baptiste Lemoyne a uma estação de televisão francesa.

Brexit: França diz que acordo "está na palma da mão" mas sem garantias
Notícias ao Minuto

09:36 - 17/10/19 por Lusa

Mundo Brexit

Um acordo sobre o Brexit "está na 'palma da mão', mas não é garantido" disse hoje o secretário de Estado francês para a Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Baptiste Lemoyne, a poucas horas do Conselho Europeu.

"Parece que há um acordo na 'palma da mão', declarou Lemoyne a uma estação de televisão francesa.

"Nós esperamos um acordo, se viesse nas próximas horas seria perfeito", acrescentou.

Mesmo assim, o secretário de Estado para a Europa e Negócios Estrangeiros do Executivo de Paris sublinhou que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem de posteriormente negociar com o partido Unionista da Irlanda do Norte, o "que não é fácil".

Lemoyne falava após a rejeição, pelo partido Unionista que faz parte da coligação que compõe o governo conservador britânico, da proposta de compromisso apresentada por Boris Johnson.

"Já vimos no passado que a posição de um governo não é forçosamente a mesma do Parlamento" disse ainda Lemoyne para quem "não é de excluir" a realização de um novo Conselho Europeu antes do dia 31 de outubro, a data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório