Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

França e Alemanha assinam acordo de regras para exportação de armas

França e Alemanha assinaram um acordo sobre regras de exportação de armas desenvolvidas em conjunto pelos dois países, que estiveram no centro de discordâncias nos últimos meses, anunciaram hoje os seus líderes.

França e Alemanha assinam acordo de regras para exportação de armas
Notícias ao Minuto

19:33 - 16/10/19 por Lusa

Mundo Armas

As exportações de armas têm sido uma fonte de atrito entre a França e a Alemanha, desde que a Alemanha suspendeu a venda de armas para a Arábia Saudita, este ano, na sequência do assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, e pediu à França para imitar o gesto em relação a equipamento militar que tinha componentes alemãs.

A França nunca aceitou os argumentos do Governo de Berlim e questionou as regras de imposição de embargos de vendas de armas desenvolvidos pelos dois países, colocando mesmo em risco o futuro de projetos comuns de desenvolvimento de equipamento militar que estão em curso.

Hoje, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, chegaram a um acordo que deverá prevenir futuros desentendimentos sobre as exportações de armas produzidas em conjunto.

"Concluímos um grande acordo, que vincula legalmente a exportação de armas", afirmou Macron, numa conferência de imprensa conjunta, na cidade francesa de Toulouse, referindo-se a um entendimento que abrange programas de produção de equipamento militar (futuros aviões e carros de combate franco-alemães), bem como outros projetos industriais comuns nesta área.

Segundo um comunicado da Presidência francesa, este acordo "sela a confiança mútua entre a França e a Alemanha, e é a condição para o sucesso de projetos conjuntos".

O tratado bilateral já se poderá aplicar a programas como o SCAF ("Future Air Combat System"), para a construção de aviões de combate, e o MGCS, para a construção de um tanque de guerra com a chancela da França e da Alemanha.

Os dois líderes não esclareceram pormenores do acordo, como o que estipula a percentagem de participação na produção de um equipamento, abaixo da qual um país poderá vender armas sem a aprovação da outra parte.

Contudo, o gabinete do ministro das Forças Armadas de França, Florence Parly, disse que "este é um acordo bastante amplo que satisfaz ambas as partes e que, respeitando a soberania dos estados, cria condições favoráveis para projetos de cooperação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório