Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Brexit: Governo formaliza proposta para sessão parlamentar extraordinária

O Governo britânico apresentou hoje uma proposta para a realização de uma sessão parlamentar extraordinária este sábado para debater o processo do 'Brexit'.

Brexit: Governo formaliza proposta para sessão parlamentar extraordinária
Notícias ao Minuto

19:26 - 16/10/19 por Lusa

Mundo Brexit

Na sexta-feira, o ministro responsável pelas relações com o parlamento, Jacob Rees-Mogg, tinha dito que a decisão estava dependente das negociações com Bruxelas.

"A questão é que uma sessão de sábado é um processo extremamente invulgar, dependente de eventos, mas os eventos que podem exigir uma sessão de sábado ainda não se concretizaram", alegou.

Governo britânico e a UE estão em negociações intensas há vários dias para tentar fechar um acordo para o 'Brexit' antes do Conselho Europeu de quinta e sexta-feira.

Hoje, numa reunião do Governo, Johnson disse que "há uma oportunidade de conseguir um bom acordo" mas que ainda não havia acordo, aludindo a "várias questões pendentes".

Caso os líderes europeus aprovem um texto, poderá ser submetido aos deputados britânicos na sessão de sábado, a partir das 09:30 horas.

Sábado é também o prazo dado por uma lei para o primeiro-ministro, Boris Johnson, escrever uma carta à UE a pedir um adiamento por mais três meses, até 31 de janeiro, se não for alcançado um acordo nem autorizada uma saída sem acordo até 19 de outubro.

O Parlamento britânico só abriu ao sábado em quatro ocasiões desde 1939, ano do início da Segunda Guerra Mundial.

A 3 de novembro de 1956, os deputados reuniram-se para debater a crise do canal de Suez e em 1982 foi convocado de emergência para sobre a invasão das Ilhas Malvinas.

Para sábado está também prevista uma manifestação em Londres a favor de um segundo referendo sobre o 'Brexit' onde os organizadores esperam que participem centenas de milhar de pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório