Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bélgica confirma fuga de dois 'jihadistas' belgas de prisão curda

O responsável pela agência antiterrorista da Bélgica confirmou hoje que dois 'jihadistas' belgas escaparam de um centro de detenção curdo "no norte da Síria".

Bélgica confirma fuga de dois 'jihadistas' belgas de prisão curda
Notícias ao Minuto

17:45 - 16/10/19 por Lusa

Mundo Síria

Durante uma audição na comissão de Relações exteriores do parlamento federal belga, Paul van Tigchelt, diretor do Órgão de Coordenação para a Análise da Ameaça (OCAM), referiu-se à fuga de dois "combatentes terroristas estrangeiros do sexo masculino", indicou o diário Le Soir.

Van Tigchelt também assinalou que foi perdido o rasto de três mulheres e seis crianças que se encontravam no campo de Ain Issa, no norte da Síria, incendiado na terça-feira por familiares de 'jihadistas'.

"O acampamento de Ain Issa já não existe. As mulheres e os seus filhos tiveram de abandonar o acampamento, quer quisessem ou não", indicou Van Tigchelt em declarações ao diário Nieuwsblad.

O diretor da OCAM acrescentou que nesta região existem 55 combatentes 'jihadistas' estrangeiros e 69 crianças com ligações à Bélgica, seja por serem cidadãos belgas ou por terem residido na Bélgica antes de partirem para a Síria onde se juntaram às fileiras do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

Ainda segundo Van Tigchelt, é pouco provável que algum "combatente terrorista estrangeiro" possa chegar à Europa sem que seja detetado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório