Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Itália apreende 250 embalagens de Pringles com sabor a vinho branco

Apreensão gerou reação da ministra da Cultura italiana. Em causa está o uso da designação 'prosecco', conhecido vinho branco italiano.

Itália apreende 250 embalagens de Pringles com sabor a vinho branco
Notícias ao Minuto

17:36 - 16/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Insólito

Foram apreendidas mais de duas centenas de embalagens de Pringles com sabor a 'prosecco' e pimenta rosa numa cadeia de supermercados na região italiana de Veneto. Em causa, porém, não está o sabor, mas sim a utilização do nome 'prosecco', um conhecido vinho branco italiano.

A apreensão  de 250 embalagens gerou reação da ministra da Cultura italiana, Teresa Bellanova, que se comprometeu a lutar com afinco contra o "roubo de identidade". "A apreensão é prova do compromisso do ministério (...) na luta contra a usurpação dos nomes italianos protegidos".

A designação 'prosecco' tem denominação de origem controlada (DOC) desde 2009 e só pode ser utilizado mediante autorização do consórcio de produtores de prosseco locais.

A cadeia de supermercados comprou esta variedade daquele conhecido snack a uma empresa da Holanda afiliada à Pringles. O produto, diz o Guardian, insere-se numa gama de edição limitada do produto, que foi lançada no outono do ano passado por ocasião do Natal. Vendeu-se apenas no Reino Unido, onde este tipo de vinho branco é muito popular.

A Pringles reagiu através de comunicado, citado pela mesma publicação: "A variante de prosecco e pimenta rosa foi produzida em 2018 como edição limitada para o período do Natal. Usámos a DOC prosecco como ingrediente no aroma e o uso do nome do produto na embalagem foi concebido de acordo com as regras da denominação de origem controlada e com as regras europeias. Não planeamos produzir esta variante no futuro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório