Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

HRW alerta para risco de carências alimentares em saída sem acordo

Um 'Brexit' sem acordo representa uma ameaça para o acesso dos britânicos, incluindo famílias com crianças, a uma alimentação adequada devido à deterioração da economia e aumento de preços, avisou hoje a organização Human Rights Watch.

HRW alerta para risco de carências alimentares em saída sem acordo
Notícias ao Minuto

16:07 - 16/10/19 por Lusa

Mundo Brexit

Bancos alimentares contactados pela organização manifestaram preocupação com o aumento esperado das necessidades de ajuda no caso de uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo.

"Um 'Brexit' sem acordo pode empurrar as famílias com fome e as instituições de caridade que as ajudam, particularmente pequenas organizações comunitárias independentes, até ao limite", disse Kartik Raj, investigador da Human Rights Watch para a Europa Ocidental.

Uma investigação da Human Rights Watch concluiu que cada vez mais famílias de rendimentos baixos com crianças, em particular famílias monoparentais, dependem de assistência alimentar, situação agravada pelos cortes nos apoios sociais públicos.

O Governo britânico publicou a 11 de setembro um relatório com algumas projeções das consequências no caso de 'Brexit' sem acordo, referindo a potencial interrupção no fornecimento de alimentos como frutas e vegetais e ingredientes para o processamento de alimentos, o que poderá afetar a disponibilidade e variedade de produtos alimentares no Reino Unido, resultando num aumento de preços.

Governo britânico e UE encontram-se em negociações intensas desde a semana passada para tentar concluir um acordo de divórcio dentro do prazo de 31 de outubro que permita uma saída ordenada do Reino Unido da UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório