Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo de magnitude 6.4 atinge Filipinas

O tremor de terra foi sentido a cerca de 46 quilómetros da cidade de Davao.

Sismo de magnitude 6.4 atinge Filipinas
Notícias ao Minuto

13:10 - 16/10/19 por Sara Gouveia com Lusa

Mundo Sismo

Um sismo de magnitude 6.4 na escala de Richter foi sentido, esta quarta-feira, na segunda maior ilha das Filipinas. O tremor de terra foi sentido na ilha de Mindanao às 19h37 (12h30 em Lisboa).

O epicentro localizou-se a cerca de 7,7 quilómetros de Columbio, na província de Sultan Kudarat, e a cerca de 46 quilómetros a sudeste da cidade de Davao, que tem uma população de 1 milhão e 200 mil pessoas.

De acordo com Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o sismo ocorreu a uma profundidade de 14 quilómetros.

Não existe, para já, registo de feridos ou danos materiais, mas as autoridades avisam a população de que deverão sentir-se réplicas, apelando à precaução, uma vez que o sismos que ocorrem mais próximos da superfície tendem a causar mais danos. As escolas encerraram para o resto do dia.

De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, citado pela Reuters, não é esperado um tsunami destrutivo após o sismo.

O britânico Express faz referência a um habitante local a descrever o tremor de terra como "o mais forte que já sentiu". Um homem idoso ficou ferido pela queda de um objeto e centenas de pessoas foram retiradas de um centro comercial, de acordo com a televisão filipina ABS-CBN.

A região das Filipinas localiza-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica, com vulcões ativos e placas tectónicas, que se estende do Japão ao sudeste da Ásia.

Um terramoto de magnitude 7,7 matou quase 2.000 pessoas no norte das Filipinas em 1990.

[Notícia atualizada às 14h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório