Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Síria: Rússia espera que invasão turca seja proporcional às necessidades

A Rússia manifestou hoje respeito pelo direito da Turquia a garantir a sua segurança, mas disse esperar que a operação militar turca no noroeste da Síria seja proporcional a essa necessidade, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Síria: Rússia espera que invasão turca seja proporcional às necessidades
Notícias ao Minuto

13:22 - 16/10/19 por Lusa

Mundo Dmitri Peskov

"Respeitamos o direito da Turquia a tomar medidas para garantir a segurança, mas esperamos que a operação seja proporcional ao que é adequado para alcançar esse propósito", assinalou Peskov citado pela agência russa Interfax.

O porta-voz do Kremlin disse ainda que a Rússia espera, tal como referiu na terça-feira o Presidente, Vladimir Putin, durante um contacto com o chefe de Estado turco, Recep Tayyip Erdogan, que "esta operação não afete nem prejudique o processo político" na Síria.

Questionado sobre a duração da operação militar turca, Peskov afirmou que "é difícil falar de prazos".

No passado dia 09 de outubro, Ancara iniciou uma invasão militar para expulsar do noroeste da Síria as milícias curdas Unidades de Proteção do Povo (YPG), aliadas dos Estados Unidos na luta contra os radicais do grupo Estado Islâmico.

A Turquia considera as milícias curdo-sírias um grupo "terrorista".

Erdogan insistiu que vai manter o plano militar no sentido de controlar a faixa de fronteira, no noroeste da Síria.

Na terça-feira, o chefe de Estado turco disse, em Baku, que a intervenção vai continuar até que seja "eliminada a ameaça terrorista" (curdos).

Há três dias, Damasco alcançou um acordo com as autoproclamadas autoridades curdas do norte do país para repelir o ataque Turco e recuperar o território conquistado até agora pela campanha militar da Turquia.

O Ministério da defesa da Rússia disse na terça-feira que as forças leais a Damasco tomaram 1.300 quilómetros quadrados em volta da cidade de Manbij, estabelecendo posições nas zonas que anteriormente se encontravam as forças dos Estados Unidos que abandonar a região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório