Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Johnson&Johnson terá que pagar 8 mil milhões a homem que ganhou peito

Farmacêutica terá que pagar indemnização milionária a homem de 26 anos por causa de efeitos secundários de um dos seus medicamentos.

Johnson&Johnson terá que pagar 8 mil milhões a homem que ganhou peito
Notícias ao Minuto

13:46 - 15/10/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Johnson & Johnson

Um homem de 26 anos de idade que viu o seu peito crescer aos 9 anos de idade por causa de um medicamento da farmacêutica Johnson&Johnson, para tratamento de problemas de sono decorrentes do autismo, irá receber 8 mil milhões de dólares (7,2 mil milhões de euros), noticia o Washington Post.

A farmacêutica foi ordenada a pagar essa quantia a Nicholas Murray por um tribunal da Filadélfia, por não ter aclarado com eficiência sobre os efeitos do medicamento Risperdal.

No processo, interposto em 2003, Murray explica que lhe receitaram o medicamento (usado também no tratamento de esquizofrenia e desordem bipolar) quando tinha 9 anos por causa dos seus problemas de sono.

O medicamento causou-lhe ginecomastia, ou seja, crescimento natural de mamas, um efeito secundário que afetou milhares de outros homens, também em processos judiciais contra a farmacêutica.

A Johnson&Johnson já anunciou que vai recorrer, justificando que o valor é "grosseiramente desproporcional".

Recorde-se que a centenária farmacêutica norte-americana, embora uma das marcas mais reconhecidas a nível mundial, tem sido alvo de vários processos ao longo dos últimos anos.

Em agosto, por exemplo, o grupo foi condenado a pagar 572 milhões de dólares (515 milhões de euros) ao estado norte-americano de Oklahoma pela sua responsabilidade na crise dos opiáceos, que fez milhares de mortos por 'overdose'.

Um outro sério caso de litígio são os implantes vaginais (Prolift), dispositivos que são implantados cirurgicamente para tratar o prolapso vaginal e a incontinência urinária. Os implantes encolhiam e endureciam dentro do corpo, gerando queixas de milhares de mulheres em vários países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório