Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Nunca iremos desfalecer no exercício do direito à autodeterminação"

Quim Torra, assegurou hoje, um dia depois de 12 políticos separatistas terem sido condenados, que não irá "desfalecer nunca" no exercício do direito à autodeterminação da Catalunha.

"Nunca iremos desfalecer no exercício do direito à autodeterminação"
Notícias ao Minuto

10:58 - 15/10/19 por Lusa

Mundo Catalunha

O presidente independentista do Governo regional catalão, Quim Torra fez esta declaração num discurso durante a cerimónia no cemitério de Montjuic, em Barcelona, em memória do ex-presidente do executivo catalão Lluís Companys, fuzilado pelo regime franquista há 79 anos, em 1940.

O atual presidente separatista exigiu que o governo central de Madrid "fizesse justiça com os crimes do franquismo" e declarasse a execução de Lluís Companys como um "crime de Estado".

"Nunca iremos desfalecer no exercício do direito à autodeterminação", prometeu Quim Torra, que também fez uma alusão a outros dois chefes do executivo regional que estiveram no exílio durante a ditadura de Francisco Franco.

Na segunda-feira, o Tribunal Supremo espanhol condenou os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até um máximo de 13 anos de prisão, no caso do ex-vice-presidente do governo catalão.

Ao todo eram 12 os separatistas que aguardavam a leitura da sentença pelo seu envolvimento nos acontecimentos que levaram ao referendo ilegal sobre a autodeterminação da Catalunha realizado em 01 de outubro de 2017 e à declaração de independência feita no final do mesmo mês.

Nove deles já estavam presos preventivamente, enquanto o ex-presidente do executivo regional Charles Puigdemont faz parte de um grupo de separatistas que continuam no estrangeiro e que não foram julgados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório