Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Polícia da Papua Nova Guiné tenta prender ex-primeiro-ministro

A Polícia da Papua Nova Guiné está a tentar deter o ex-primeiro-ministro do país por alegados delitos de corrupção, tendo detetado Peter O'Neill hoje em Port Moresby.

Polícia da Papua Nova Guiné tenta prender ex-primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

09:21 - 15/10/19 por Lusa

Mundo Papua Nova Guiné

O chefe da Polícia, David Manning, disse que as autoridades localizaram o ex-chefe do governo num hotel na capital, Port Moresby, mas acrescentou que O'Neill "recusa cooperar com as autoridades".

Por outro lado, o correspondente local da cadeia de televisão australiana ABC noticiou hoje que o ex-primeiro-ministro está a cooperar com a polícia esperando provar que está inocente.

O chefe da Polícia da Papua Nova Guiné disse ainda que o mandato de captura foi emitido pelo tribunal na passada sexta-feira mas não forneceu os detalhes da acusação contra o ex-primeiro-ministro que se demitiu do cargo em maio, na sequência de uma moção de censura.

Logo que seja detido o "processo vai ser oficializado pela polícia e depois tem o direito de pedir liberdade sob fiança e a defender-se em tribunal", acrescentou David Manning.

O atual chefe do Executivo, James Marape, ministro das Finanças durante o último governo de O'Neill, chegou a ser demitido por desavenças com Peter O'Neill, por causa de um contrato de exploração de gás natural.

Peter O'Neill já tinha sido acusado politicamente de atos de corrupção que levaram o país da Oceânia, de sete milhões de habitantes, à "ruína".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório