Meteorologia

  • 13 NOVEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Organização de oposicionsta russo alvo de buscas da polícia

Cerca de trinta operações de busca estão em curso em 15 cidades russas visando a organização não governamental de Alexei Navalny, membro da oposição, acusado por Moscovo de ser "um agente do estrangeiro".

Organização de oposicionsta russo alvo de buscas da polícia

Navalny afirmou hoje através da rede social Twitter que a "terceira onda de rusgas", em poucas semanas, começou de madrugada e "visou pelo menos 30 residências".

O diretor da organização Fundo de Luta contra a Corrupção (FBK), Ivan Jdanov, acrescentou, entretanto, que a operação policial decorre em 15 cidades da Rússia, entre as quais, Moscovo, Vladivostoque, Samarra, Tchelianbink e Iaroslavl.

As autoridades russas indicaram em comunicado que as buscas estão enquadradas nas investigações sobre branqueamento de capitais.

"As contas bancárias da FDK foram congeladas", refere o mesmo documento.

"Eles não nos vão amedrontar", disse Lioubov Sobol, membro do movimento de Navalny.

A organização não-governamental FDK tem acusado o Estado de má gestão de fundos públicos assim como tem feito várias denúncias sobre o estilo de vida das elites russas alegadamente envolvidas em processos de branqueamento de dinheiro.

Em agosto as contas da FDK foram congeladas pela primeira vez tendo as instalações da organização sido alvo de buscas da polícia.

Na semana passada, as autoridades pressionaram a FDK acusando o organismo de Navalny de ser um "agente estrangeiro", uma acusação que foi introduzida na legislação da Rússia em 2012 e que serve para designar organizações que beneficiam de financiamento de um país estrangeiro para manter atividades políticas.

A lei tem sido utilizada para neutralizar inúmeras figuras de oposição ao Kremlin.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório