Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ataque de grupo armado na RDCongo causa três mortos e sete feridos

Três pessoas morreram e sete ficaram feridas num ataque que ocorreu hoje em Beni, leste da República Democrática do Congo (RDCongo), que foi atribuído ao grupo rebelde das Forças Democráticas Aliadas (ADF).

Ataque de grupo armado na RDCongo causa três mortos e sete feridos
Notícias ao Minuto

19:30 - 14/10/19 por Lusa

Mundo RDCongo

Os elementos da ADF efetuaram uma emboscada e dispararam contra uma viatura, causando três mortos e sete feridos, disse Donat Kibwana, administrador do território de Beni, na problemática província de Kivu do Norte.

"O exército chegou depois ao local e houve alguns disparos", disse Kibwana, acrescentando que a milícia acabou por fugir para o mato.

Os rebeldes muçulmanos ugandeses do ADF estão presentes na RDCongo desde 1995 e são acusados de serem os responsáveis por centenas de mortos civis na região de Beni desde outubro de 2014.

Até agora, as operações militares contra a ADF e outros grupos armados não conseguiram pacificar a região, que continua a ser uma das mais perigosas do país.

Numa reunião na quinta-feira em Beni, o Presidente congolês, Felix Tshisekedi, disse que a RDCongo está a preparar-se para "lançar um último ataque contra combatentes da ADF nos próximos dias para eliminar definitivamente" aquele grupo rebelde.

O exército congolês admitiu ter perdido 1.662 soldados em confrontos com este grupo armado desde 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório