Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Catorze polícias morreram em ataque realizado por cartel de Jalisco

Um total de 14 polícias foram hoje mortos num ataque realizado e reivindicado pelo cartel de Jalisco Nova Geração no Estado mexicano de Michoacán, anunciou o Ministério de Segurança Pública do país.

Catorze polícias morreram em ataque realizado por cartel de Jalisco
Notícias ao Minuto

18:52 - 14/10/19 por Lusa

Mundo México

De acordo com os meios de comunicação locais, as autoridades responderam a um pedido de socorro e na chegada ao local foram atacados por homens armados.

"Catorze polícias morreram no ataque que ocorreu na cidade de Aguililla", disse o ministro da Segurança Pública na sua conta da rede social Twitter.

Na mesma publicação, o ministro afirmou que está "em comunicação" com as autoridades estatais.

"Disponibilizamos ao Governo do Estado todos os nossos recursos humanos e tecnológicos para encontrar os agressores e levá-los à justiça", afirmou a Secretaria de Segurança e Proteção Civil (SSPC) do México, dirigida por Alfonso Durazo.

Aguililla localiza-se no norte de Michoacán, a cerca de 80 quilómetros do Estado de Jalisco, onde está sediada a organização criminosa que realizou este ataque, e é a terra de Nemesio Oseguera Cervantes, também conhecido como El Mencho, líder do cartel.

O cartel Nova Geração, considerado pelas autoridades mexicanas como a maior organização criminosa do país, foi também responsável pelo incêndio de patrulhas e pelo roubo de armas às forças de segurança.

Segundo os dados mais recentes da SSPC, entre janeiro e agosto de 2019, o país registou 23.063 assassínios.

Em Michoacán, 1.192 homicídios intencionais foram registados nos primeiros oito meses, sendo que 202 deles ocorreram em agosto, o mês mais violento do ano neste Estado, um dos mais pobres do país.

Em comparação com agosto de 2018, o aumento é de mais de 46,4%, resultado que coloca Michoacán em terceiro lugar quanto aos Estados que sofreram o maior aumento em número de assassínios, precedido pelos Estados de Morelos (104,2% a mais) e Sonora (52,9%).

No final de 2006, o Governo mexicano iniciou uma ofensiva generalizada contra o crime organizado que, segundo várias organizações de direitos humanos, fez aumentar a violência no país.

Desde então, dados oficiais informaram sobre a morte de pelo menos 250.000 pessoas, ainda que não seja possível determinar o número de mortes na luta contra o crime organizado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório