Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Pelo clima, ativistas invadem centro financeiro de Londres

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram o centro financeiro de Londres, esta segunda-feira, para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis.

Pelo clima, ativistas invadem centro financeiro de Londres
Notícias ao Minuto

13:55 - 14/10/19 por Lusa

Mundo Ambiente

Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas verdes e guarda-chuvas, envergaram bandeiras nas quais se via o logótipo do "Extinction Rebellion", outros tocavam tambores e alguns distribuíam folhetos em que se lia "sinto muito", explicando por que se manifestavam.

Exibiram também cartazes com mensagens contra as instituições financeiras e grandes empresas, nos quais pediam para que se deixe de "custear a crise climática".

Durante a semana passada, quando se iniciaram as ações, os ativistas bloquearam o parlamento britânico e ocuparam o aeroporto de London City.

Com os protestos de hoje nas imediações do Banco de Inglaterra, o grupo pretende mostrar a sua revolta face ao financiamento dos combustíveis fósseis que prejudicam o ambiente.

A Polícia Metropolitana de Londres efetuou várias detenções em torno da entidade financeira, onde foi bloqueado um movimentado cruzamento de trânsito.

No Reino Unido, o Extinction Rebellion fez um apelo ao Governo de Londres, instando-o a declarar "emergência climática e ecológica" e a adotar medidas imediatas para reduzir as emissões de gás com efeito de estufa antes de 2025.

Espera-se que esta semana dezenas de ativistas compareçam em tribunal, alguns devido à implicação em protestos realizados em abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório